terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

"Preto" da Cia. Brasileira de Teatro é o espetáculo convidado para abrir o Festival Toni Cunha

A comissão organizadora do 6º Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha já decidiu qual será o espetáculo convidado para realizar a abertura oficinal desta edição. 

Preto, da companhia brasileira de teatro. Foto de Nana Moraes
A companhia brasileira de teatro, de Curitiba foi convidada para trazer a Itajaí o seu mais novo trabalho: PRETO.

Preto é a nova criação do dramaturgo e diretor Marcio Abreu, junto à companhia brasileira de teatro e artistas colaboradores. Em cena alguns dos habituais colaboradores do diretor, entre eles, a atriz carioca Renata Sorrah, a atriz e dramaturga mineira Grace Passô, o ator paulista Rodrigo Bolzan, o ator mineiro Felipe Soares, a atriz e iluminadora paranaense Nadja Naira, a atriz e produtora paranaense Cássia Damasceno. Há ainda a colaboração da atriz, tradutora e produtora Giovana Soar, do compositor e diretor musical Felipe Storino, da pesquisadora e produtora Aline Vila Real, do produtor Zé Maria.

Um trabalho no teatro que promove uma investigação sobre racismo e negação das diferenças a partir da vivencia brasileira e em perspectiva com o mundo. Uma experiência que busca expandir através da arte as percepções sobre o outro e sobre os espaços de convivência e de formação das sensibilidades. 

Preto, da companhia brasileira de teatro. Foto de Nana Moraes
Duas referências básicas influenciam e alimentam o processo de criação desta peça: de um lado a obra de Joaquim Nabuco, intelectual e politico abolicionista brasileiro que viveu no séc XIX entre o Brasil e a Europa, do outro uma obra contemporânea do professor e cientista político sul-africano Achille Mbembe, A Crítica da Razão Negra, a qual, de maneira ao mesmo tempo erudita e iconoclasta, propõe uma reflexão crítica indispensável para responder à principal questão sobre o mundo no nosso tempo: como pensar a diferença e a vida, o semelhante e o dissemelhante?  

A apresentação está prevista para o dia 01 de maio deste ano, no Teatro Municipal de Itajaí.

Procure as @festivaltonicunha no facebook e no instragram e fique por dentro de todas as notícias e programações

O Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha é uma realização da Prefeitura de Itajaí, através da Fundação Cultural de Itajaí

Preto, da companhia brasileira de teatro. Foto de Nana Moraes

3 comentários: